🇵🇹🇧🇷
A Maria João Pires esteve entre nós em Munique. Depois de alguns problemas de saúde nos últimos meses que lhe levou a cancelar e adiar uma série de eventos, conseguiu realizar este concerto com a destreza, sensibilidade e genialidade que lhe é reconhecida.
Só descobri muito tarde este concerto (que a turma das guitarras oportunamente alertou) e confesso que embora a música clássica não seja a minha praia nunca fechei a porta a esse registo escrito, opaco e hermético onde a interpretação é a maior improvisadora dos sentidos permitidos.
Confesso também a minha supresa e admiração por ter conseguido ouvir atentamente 36 minutos do seu concerto, e de ficar boquiaberto quando lhe oiço a falar alemão numa entrevista posterior. Pesquisa puxa pesquisa e vem de lá que saiu de Portugal para prosseguir os estudos em... Munique com a Rosl Schmid... que foi professora da Escola Superior de Munique... e que me está a aguçar a curiosidade...
Falou da vida, dos músicos, dos momentos que interrompeu de tocar, algo muito bonito e universal, transparente e actual. Obg Maria João Pires! Disfrutemos!
Foto de Felix Broede
Comments