top of page
  • Writer's pictureSeseOlive

2024 March 13 | Photography & History | Mia Couto - München

Updated: May 9

PT 🇵🇹🇧🇷🇲🇿

Como se fosse música para mim...


A voz de Mia Couto em Munique e um incontornável sentido de Humanidade e dos Valores Universais.



Na inspiradora Casa da Literatura (Literaturhaus Muenchen) uma casa cheia com 100 pessoas e rostos muito conhecidos entre os quais 5 com vidas Moçambicanas / Portuguesas / Alemãs.


O pano de fundo foi a apresentação do livro "O Mapeador de Ausências" (Der Kartograf des Vergessens) com uma extraordinária moderação, tradução e leituras do livro.


Muitas coisas interessantes from ditas por ele, eis uma amostra do que me lembro e senti (se alguém tiver mais... faça favor de partilhar :)).


1 - Que foi activamente político tendo feito parte da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) tendo inclusivamente vindo estudar Jornalismo para a … antiga Alemanha de Leste


2 - Que o tempo e as coisas em Moçambique tem outra expressão e alma, um rio não é só um rio, tal como uma serra ou o céu…


3 - Do falecido pai que muito os incentivou a inventar novas linguagens e que alguém lhe disse passado algum tempo… “O teu pai não morreu, o teu pai és tu…” e ele sentiu naquele momento um abraço incrível.


4 - Dos tempos modernos que vivemos com divisões e guerras que temos sempre a oportunidade de falar, expor a nossa opinião.


E muito mais… um grande abraço, moçambicano, africano e poeticamente literário a todos



30 views0 comments

Kommentare


bottom of page