top of page
  • Writer's pictureSeseOlive

2024 June 22 | Photography | Tulku Sonam Choedep Rinpoche - Kreut Alm

Updated: Jun 25

🇵🇹🇧🇷

Fui a um encontro para a paz mundial organizado pelo Tulku Rinponche (Budista) na Baviera e fui surpreendido pelo som de um búzio que deu o início às celebrações.

Este som foi tocado pelo próprio Rinponche ininterruptamente por mais de um minuto... o que é pouco comum pois exige não só um esforço e volume de ar considerável como também só possível utilizando uma técnica de respiração contínua (circular brething) que consiste em manter um som contínuo devido a um fluxo de ar constante ao inspirar pelo nariz, armazenando o ar nas bochechas e pulmóes e conseguindo simultaneamente expirar pela boca para o instrumento de sopro.


Músicos mais consagrados e perfeccionistas demoram décadas a aperfeiçoar o som e não é por acaso que o recorde durante muito tempo tenha pertencido ao saxofonista Kenny G que almejou estar 47 minutos a tocar uma nota continuamente... existem outros exemplos no meu universo como o John Coltrane ("My Favorite Things") e o James Carter (ainda à procura da canção).



Supõe-se que a respiração contínua seja oriunda dos aborígenes com o som hipnótico e visceral do didgeridoo e terapeuticamente, o uso desta técnica (como a maioria dos exercícios relacionados com a respiração) ajudam a reduzir o stress e a ansiedade.


Ainda uma nota para neste encontro ter aparecido "Willy Michl" (https://de.wikipedia.org/wiki/Willy_Michl) artista amplamente conhecido desde os anos 70 com o Bayern Blues e AlpenRock, mas isso fica para um outro post :)


23 views0 comments

コメント


bottom of page